Interação

Você tem alguma dúvida ou uma sugestão para nos dar? Gostaria de dividir conosco uma experiência interessante com o uso da Metodologia OPEE? Aproveite este espaço, aberto para um diálogo permanente de nossa equipe com você.

Um comentário em “Interação

    1. Olá, Vinícius! O material OPEE é compatível com todos os sistemas de ensino e também pode ser utilizado por escolas que não utilizem sistema nenhum. Não há nenhuma incompatibilidade. Muito pelo contrário! O material enriquecerá seu trabalho, valorizando os conteúdos que você já utiliza.

  1. Que professor pode ministrar as aulas? Alguma disciplina é mais alinhada a este material? Precisa ser, por exemplo, um professor da área de humanidades?

    1. Olá, Bruna! Professores de todas as disciplinas podem ministrar aulas de OPEE e, entre as escolas que utilizam, temos boas experiências com todo tipo de docente: de humanas, de exatas, de biológicas. Para tanto, basta que se faça a capacitação presente neste site. Orientamos, ainda, que o professor escolhido seja aquele que tem bastante interação com a classe, já que trabalhamos temas como autoconhecimento, por exemplo, e quanto mais interativo e próximo for o professor da realidade do aluno, melhor trabalhará esses temas.

    1. Olá, Maria Antonia! A maioria de nossas escolas utiliza na grade curricular. Há instituições que criam uma disciplina de nome OPEE ou Projeto de Vida, por exemplo. É o modelo que mais vemos. Entretanto, existem algumas escolas que fazem o trabalho de forma multidisciplinar, dividindo nosso conteúdo entre as disciplinas, mas é necessário um cuidado especial: ficar nas mãos de uma única pessoa o comando desse trabalho para ele não correr o risco de se perder. Há, ainda, escolas que usam a OPEE no contrafluxo, fora da grade, mas são minoria.

  2. A OPEE não tira espaço de tanto conteúdo que precisamos oferecer hoje aos alunos? Nossas grades são apertadas, o vestibular exige uma quantidade imensa de conhecimento. Como entra a OPEE nesse contexto?

    1. Olá, Mario! Sua pergunta é muito boa, porque muitas escolas têm essa preocupação. A resposta é muito simples: apenas despejar conteúdo no aluno não garante nem que ele vai passar no vestibular, quanto menos que ele se formará um cidadão com senso crítico e capaz de construir um mundo melhor. A OPEE oferece conteúdo capaz de trabalhar as potencialidades do aluno, permitindo que ele se conheça mais, apure seus talentos, vença suas dificuldades, agregue disciplina nos estudos e, com isso, passe a valorizar o aprendizado de todas as disciplinas, porque ela vai começar a ver mais sentido nisso. A OPEE trabalha a construção de projeto de vida e quando temos um projeto de vida claro, conseguimos aproveitar melhor todo tipo de aprendizado. Ou seja, a OPEE visa permitir a valorização de sua grade curricular.

    1. Olá, Solange! Nossa coleção atende a todos os anos e séries, desde a Educação Infantil (5 anos) até o Ensino Médio. Mas você pode utilizar em um ano apenas, ou dois, ou três, como quiser. Pode começar com um piloto e depois estender conforme for observando os resultados. Temos, ainda, oficinas e paradidáticos: oficinas de empregabilidade, oficinas de pais e trilogia contemporânea (www.trilogiacontemporanea.com.br) com os temas Liberdade, Diversidade e Sustentabilidade.

  3. Olá, estou gostando muito de fazer a capacitação, já fiz a parte do livro Como Ensinar Bem, respondi o questionário e enviei, fiz o mesmo com o livro para o 1º ano, será enviado por email alguma informação para que eu saiba que vocês receberam e enviarão um retorno para a escola? Ficarei responsável pelo projeto OPEE na minha escola, então farei a leitura dos livros do 1º ao 9º, embora as aulas do Fund. I serão ministradas pelas professoras de sala e eu ficarei com as aulas do Fund. II. Estou muito entusiasmada com o projeto, espero contagiar os outros profissionais envolvidos também.. Parabéns
    Obrigada

    1. Rosilene, boa tarde! Que maravilha ler sua mensagem! Sim, você receberá as instruções por e-mail, assim como o certificado das provas feitas. Conte conosco para o que precisar e desejamos muito sucesso no seu trabalho!!! Feliz ano novo! Marcos Brogna (marcos@opee.com.br)

  4. Olá, tudo bem? Iniciei a capacitação e enviei o questionário sobre o livro “Como ensinar bem…”
    O material é encantador e estou muito motivada. Como estou coordenadora do EFII, irei agora para o livro do 6º ano.
    A reflexão sobre nossas práticas cotidianas e como agir diante dos desafios sempre enriquecem o nosso trabalho. Parabéns à equipe OPEE, profissionais que enxergam os educandos com os olhos do coração!
    Um abraço para todos

    1. Muito obrigada! Ficamos muito felizes de poder trabalhar com você!
      A OPEE está aqui para auxiliar as escolas na nobre missão da educação transformadora.
      Um abraço de toda a equipe !

  5. Gostaria por favor de algumas sugestões de Oficina para aplicarmos na Festa da Família, esse é o primeiro ano que estamos trabalhando com a OPEE, obrigada

    1. Rosilene, tudo bem? Nós temos um material específico para pais, chamado Oficinas para Pais. São kits mutlimídia que auxiliam a escola a ter repertório diversificado para trabalhar com as famílias, incluindo até apresentações prontas em powerpoint. Gostaria de conhecer? Um abraço e obrigado pela postagem!

Deixe uma resposta