Como fazer

Este site é um espaço de capacitação de professores para o uso da Metodologia OPEE em instituições de ensino. Desenhado de forma muito simples, ele é dividido por anos/séries, representados pelas capas dos livros referentes aos mesmos.

Para fazer a capacitação, comece clicando na capa do livro “Como Ensinar Bem”, o primeiro que aparece na home e é o teórico-metodológico da coleção OPEE. Ali, há vídeos do autor e textos que podem ajudar na aplicação de toda a coleção OPEE em sala de aula, além de trazer dicas importantes para o trabalho educativo como um todo.

Feito isso, volte para a home (página inicial) e clique na capa do livro referente ao ano/série que você leciona. Isso lhe dará acesso a textos e vídeos sobre a obra em questão, divididos por eixos para facilitar seu trabalho. Você deve ler os textos e assistir a cada vídeo, e se tiver o livro do professor em mãos será ainda mais produtivo o processo. Após terminar de ler e assistir, ao final da página há um link para a avaliação que você precisa fazer. Clique e responda às questões para que possamos emitir seu certificado de apto/a a lecionar OPEE e lhe enviar.

Além da capacitação, este site possui várias outras ferramentas que vão ajudar seu trabalho docente, que estão listadas na barra horizontal superior, logo abaixo da logomarca do site, em cima dos livros. Caso não apareça a barra (dependendo da configuração da tela do seu computador), aparecerá um ícone com três barrinhas, basta clicar ali que se abrirá uma barra vertical, com os mesmos ícones. Veja abaixo a descrição de cada espaço que você pode usar aqui:

– Videoconferências: para os momentos de interação ao vivo com o autor ou com a equipe, por vídeo tipo chat.

– Educomunicação: nossas newsletters e materiais comunicativos para enriquecer as aulas.

– Planejamento de aulas: desenvolvido para auxiliar o professor na construção do seu planejamento.

– Vitalizadores: vídeos de campanhas, propagandas, documentários e links para trabalhos inspiradores que podem enriquecer as reflexões sobre os temas da metodologia; dicas de leituras de livros paradidáticos e músicas que podem ajudar no trabalho pedagógico.

– Drops do Leo: vídeos do autor chamados Pedagodrops e Educadrops, voltados para professores e alunos, para serem usados em reuniões de professores, nas salas de aula ou em reuniões com pais/mães/famílias.

– Ações transformadoras: reportagens que mostram exemplos inspiradores de escolas que apostam em uma educação que transforma a realidade do aluno e da sociedade, visando mudar o mundo para melhor.

– Interação: espaço aberto para você deixar sua dúvida ou sugestão e responderemos logo em seguida, para que, juntos, possamos construir caminhos rumo a uma educação empreendedora.

Abaixo, você pode iniciar sua navegação por este portal assistindo a vídeos do autor sobre temas importantes do trabalho docente.

 

Um comentário em “Como fazer

  1. Concordo com suas palavras pois acredito que a organização é sinal de evolução.
    A fluência das aulas só vem quando o Respeito é mutuo.Sinal de amor pelo que se faz.
    Grata Leo

  2. Realmente a organização resulta em grande aprendizado (crescimento). Além disso, nos dá maior segurança para o aprofundamento em determinados assuntos.

Deixe uma resposta