OPEE_FUNDAMENTAL_9ano_capa_P1.indd

9º ano do Ensino Fundamental

No 9º ano, o aluno está encerrando o Ensino Fundamental e muitos já estão começando a se preocupar com o futuro, com a carreira e com o vestibular. Meninos e meninas acabam tendo uma diferença de maturidade e a ansiedade pela chegada ao Ensino Médio aumenta.  Neste ano, trabalhamos com um módulo a mais em relação aos anos anteriores: Métodos de Estudo e Processos Seletivos. A intenção é preparar o aluno para os novos desafios, entre os quais os processos seletivos para a universidade. O módulo que aborda Métodos de Estudo é uma ferramenta importante para que haja disciplina na forma de estudar, visando um resultado satisfatório no aprendizado.

AUTOCONHECIMENTO

Como passamos agora para alunos mais maduros, o autoconhecimento já é apresentado como conceito, para ajudar o aluno a refletir de forma mais consciente sobre o tema. A partir de então,ele poderá trabalhar maturidade e valores.

Nesse momento de transformação, é importante lembrá-los de que gostar de si é algo muito importante na descoberta de quem são e no fortalecimento do caráter, por isso abordamos a autoestima nesse ano, que consideramos fundamental nesse sentido. A atividade “Como me vejo”, por exemplo, faz parte deste processo de autoconhecimento.

Abaixo, o autor comenta sobre a obra e sua aplicabilidade neste eixo:

ESCOLHA PROFISSIONAL

Para fazer uma escolha consciente, é preciso conhecer o mundo das profissões em sua totalidade, por isso a Metodologia OPEE cria formas diferentes de o aluno conhecer o mercado de trabalho e suas opções. Neste ano, uma das nossas propostas em atividades é o dominó das profissões, que, em forma de brincadeira, ajuda o aluno a ampliar seu conhecimento sobre as carreiras, podendo fazer escolhas mais conscientes.

Outro conhecimento importante é o de como escolher. Não basta saber suas opções, mas aprender a fazer escolhas inteligentes, que tenham a ver com seus reais desejos e habilidades, por isso trabalhamos os “Critérios de Escola”, que permitem alinhar a realidade ao projeto de vida.

Além disso, os valores, presentes em toda a coleção, são explorados aqui para que o aluno faça a relação entre as escolhas, a importância de cada profissão e a honestidade, todas necessárias para fazer seu trabalho com excelência.

Abaixo, o autor comenta sobre a obra e sua aplicabilidade neste eixo:

MÉTODOS DE ESTUDO E PROCESSOS SELETIVOS

A partir do nono ano, um novo módulo é incluído no trabalho da OPEE com o aluno. A ideia é ajudá-lo a se preparar para os vestibulares e não só para eles, mas também já visando os processos seletivos do mercado de trabalho, com os quais ele terá de conviver por muito tempo ao longo de sua vida.

Logo de início, o livro fala ao aluno sobre a Neurobiótica, trazendo uma série de atividades que tem como função fazer com que o cérebro estimule a formação de sinapses que vão transmitir impulsos nervosos entre as células, aumentando a capacidade cerebral. O estudante é incentivado a fazer exercícios que o auxiliem em suas sinapses e, consequentemente, numa melhor performance diante do que tem de estudar, memorizar e raciocionar.

Outro tema importante é o relaxamento. Para o autor, é imprescindível que o aluno esteja psicologicamente preparado para o momento de estudos, mas principalmente, para as provas. Nesse momento, os valores são novamente relembrados, para reforçar os pilares sobre os quais nos sustentamos enquanto humanos. É preciso focar e priorizar o futuro para conseguir seguir seu projeto de vida.

Abaixo, o autor comenta sobre a obra e sua aplicabilidade neste eixo:

MERCADO DE TRABALHO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Para trabalhar educação financeira, inciamos o eixo com a formatura, um contexto que é muito próximo deste ano de estudo, já que os “nono-anistas” já começam o período pensando em se formar, concluindo o Ensino Fundamental para iniciar o Ensino Médio (e isso é um passo muito importante nessa fase da vida, uma grande conquista). Tal qual qualquer acontecimento importante, a formatura precisa ser planejada, inclusive do ponto de vista financeiro, e eis que abraçamos esse tema para ensinar a educação financeira, ou seja, ajudando a fazer escolhas inteligentes quando se trata de dinheiro.

Outro tema importante é a maturidade. Nesta idade, eles já se veem como adultos e é importante lembrar que o mundo profissional exige nada menos que isso deles. Mas é necessário usar de seus  valores e responsabilidade para atingir todos os seus objetivos.

Com o excesso de propagandas e consumismo na sociedade atual, uma atividade importante neste módulo é “Ter x Ser”. Desde os primeiros anos, incentivamos os alunos a entender a diferença entre necessidade e vontade e aqui não é diferente. Damos um passo à frente, ajudando-os a entender melhor sobre a importância de entendermos realmente quais os desejos são nossos e quais nos são impostos, sem que percebamos. É uma crescente entre os adolescentes uma necessidade de ter produtos de marcas e bens de última geração, muitas vezes implantados pela publicidade que hoje os bombardeia de apelos. Por isso, é muito comum uma criança ou um adolescente querer muito algo mas, quando ganha, usa por alguns dias e não mais o quer.

Abaixo, o autor comenta sobre a obra e sua aplicabilidade neste eixo:

Faça aqui a avaliação do livro e teste seus conhecimentos

Um comentário em “9º ano do Ensino Fundamental

  1. Com os 9º anos, abordamos a compreensão do amplo sistema que abrange as profissões e o mercado de trabalho. Criando diferentes situações em que os alunos descubram a diversidade em suas vocações, talentos, afinidades, e gradualmente , consigam identificar suas tendências. A partir dessa percepção, os alunos terão maior autonomia em relação a si próprio, e saberão descrever os trajetos que percorrerão, conhecendo e organizando um porvir dentro das perspectivas de um futuro profissional onde a fusão do sucesso, da alegria e do prazer consolidarão como metas alcançadas em seus projetos de vida.

Deixe uma resposta