OPEE_Fund_5ano_capa_P1.indd

5º ano do Ensino Fundamental

O 5ª ano fecha o primeiro ciclo do Ensino Fundamental. A idade em que a criança está situa-se no meio, entre a infância e os primeiros passos da adolescência. Nessa importante transição, todos os módulos irão ajudá-la, mas trabalhar o autoconhecimento é crucial, já que é preciso começar a lidar com algumas mudanças que começam a ocorrer.

DESCOBRINDO A SI MESMO

Logo no começo do livro, o assunto tratado é a timidez, já que a opinião dos outros sobre é uma característica pessoal do aluno é muito corriqueiro e isso impacta em praticamente todo o grupo de estudantes. É importante que os alunos consigam perceber que ser diferente não é ruim, afinal todos somos diferentes uns dos outros, mesmo dentro daqueles grupos em que há mais afinidades. Cada um é um ser único, e isso precisa ficar claro, pois contribuirá muito para a autoaceitação e o combate aos preconceitos geradores de bullying, cyberbullying e muitas vezes até violência física. É importante ajudá-los a compreender a diversidade humana. Outro tema deste módulo sãs as qualidades, sob dois aspectos: primeiro, vendo a qualidade dos outros, pra depois ver em si mesmo (valorizando a si e ao outro).

A seguir, o autor comenta sobre a obra e sua aplicabilidade neste eixo:

***

APRENDENDO SOBRE O TRABALHO E AS PROFISSÕES

Para falar de profissão, o autor inicia o módulo tratando de escolhas e valores com a música “É preciso saber viver”, que ficou famosa na voz de Roberto Carlos. Utilizando recursos diversos, as atividades do livro destinam-se a aguçar a curiosidade do aluno para o assunto profissões. Por exemplo, mostrando o ambiente de trabalho com brincadeiras como o STOP do Trabalho e a Forca das Profissões. O despertar da curiosidade com essas atividades ajuda o aluno a ir atrás de profissões e ocupações que não são tão conhecidas ou não estão presentes em sua família ou em sua região. A ideia é abrir o horizonte e permitir que, no futuro, os estudantes tenham as ferramentas para fazerem suas escolhas.

15-01-15_em_conta_betinho_foto_ibase

Com  o uso de exemplos, a ideia é inspirar o aluno a enxergar um mundo melhor. Buscamos fazer com que a criança reflita sobre que marca ela quer ter no mundo, ou seja, como ela pode fazer algo para melhorar a realidade. Uma das personalidades utilizadas como inspiradoras para tanto é Herbet de Souza, o “Betinho” (foto), um sociólogo e ativista dos direitos humanos brasileiro. Ele ficou conhecido pela sua dedicação ao projeto “Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida”. Betinho teve uma infância difícil e ainda teve que lidar com doenças como tuberculose, chegando a falecer vítima de Aids, que contraiu por ser hemofílico numa época em que os bancos de sangue não faziam os testes necessários para evitar contaminações (já que a doença ainda era uma novidade que desafiava a Medicina). Mesmo assim, com todas essas dificuldades, ele seguiu seus estudos e seu trabalho, deixando um belíssimo legado ao Brasil e ao mundo.

Abaixo, o autor comenta sobre a obra e sua aplicabilidade neste eixo:

***

DESCOBRINDO A VIDA FINANCEIRA

No último módulo do livro, o foco é a educação financeira. Nesta idade, os alunos já estão começando a ter mais independência na forma como se enxergam e como querem se mostrar diante dos outros. Por isso,  devem perceber quais são os caminhos trilhados profissionalmente para se ganhar dinheiro, receber um salário ou remuneração. Buscamos mostrar que é necessário plantar frutos para colher resultados, evitando o consumismo e o cultivo de desejos de produtos não necessários. Queremos ajudar o aluno a refletir sobre as escolhas, e o que realmente interessa e o que pode ser deixado de lado ou para depois. A ideia é trabalhar as escolhas conscientes.

Abaixo, o autor comenta sobre a obra e sua aplicabilidade neste eixo:

Faça aqui a avaliação deste livro e teste seus conhecimentos.

11 comentários em “5º ano do Ensino Fundamental

  1. Gostei do material, achei dinâmico e interessante. Creio que as crianças se interessarão pelo projeto. Possui linguagem acessível e de fácil entendimento. Espero ter êxito no trabalho com o novo material.

  2. Gostei do material e verifiquei que vocês falam de maneira bem clara sobre o CONSUMISMO.
    O mundo precisa saber que isso é uma bomba relógio.Essa idade é perfeita pra trabalhar isto.
    PARABÉNS

  3. Parabéns ! o material é realmente muito abrangente e possui uma linguagem bastante acessível .O que possibilita um trabalho muito completo e envolvente com os alunos, o melhor de tudo é a ligação que se é possível fazer com as diferenças e suas particularidades e a repercussão que isso tem no dia -a-dia das crianças.

  4. O material e muito interessante, curioso é dinâmico.
    Os alunos dessa faixa etária são curiosos e aliar brincadeiras para a abstração de novos conteúdos e fantásticos para aquisição da aprendizagem.
    Iniciarei o trabalho com o material didático agora em março.

  5. Gostei muito dos vídeos, ótima oportunidade para renovar minha postura enquanto educadora, ampliar meus conhecimentos e verificar que em muitos momentos estou no caminho mais acertado diante da fala do Leo. foi muito enriquecedor. Obrigada pela oportunidade.

  6. Gostei muito deste material, ele é muito interessante. Tem uma linguagem bem clara, sem deixar duvidas. Os videos são muito bons, ampliou meus conhecimentos. Adorei essa nova experiencia. Obrigada

  7. O material é estimulante, pois trabalha a projeção de um cidadão capaz de si posicionar no mercado atual do consumismo. Esse valor sendo construído desde as séries iniciais terá uma projeção de um indivíduo consciente de seu papel na sociedade. Parabéns!

  8. Gostei muito do material e meus alunos do 5° se envolvem muito com todas as atividades.Fiz a atividade do dominó meninos x meninas foi muito divertido.Obrigada..

  9. Achei muito interessante a proposta do livro, pois além de trabalhar o consumismo desde criança, trabalha também no início do livro a questão do Bullying. E aproveitei o gancho do mesmo para trabalhar em Literatura o livro “E se fosse com você?” que também retrata a questão do Bullying.
    Obrigada!!

Deixe uma resposta