OPEE_Fund_4ano_capa_P1.indd

4º ano do Ensino Fundamental

Os alunos do  4º ano do Ensino Fundamental já estão começando a desenvolver suas ideias e criando certa maturidade. Eles estão a caminho da puberdade e se torna ainda mais importante o trabalho do autoconhecimento, uma das bases da obra OPEE. Essa criança já começa a se perceber de uma forma mais clara, o que coloca o trabalho do mediador como imprescindível.

DESCOBRINDO A SI MESMO

Já no começo do módulo, o texto compara o corpo humano a uma casa. Nesta idade, com o corpo e a mente em desenvolvimento e uma ideia de individualismo crescente, é importante trabalhar a interdependência. Por isso, uma das atividades é sobre as características não só de si, mas de todo o grupo, para o aluno aprender a se perceber, assim como a perceber o outro, se conhecer como grupo.

A seguir, o autor comenta sobre a obra e sua aplicabilidade neste eixo:

***

APRENDENDO SOBRE O TRABALHO E AS PROFISSÕES

Ao longo de todo o curso, a ideia é mostrar para o aluno que é tudo fruto de suas escolhas e de suas atitudes. As atividades buscam, então, ajudá-lo a ver o mundo profissional de forma crítica, conseguindo se enxergar dentro desse universo com capacidade de escolher seus caminhos. De forma divertida e fazendo conexões com o que o estudante conhece, a ideia é ampliar sua visão a partir de profissões ligadas à sua família e à sua região.

Abaixo, o autor comenta sobre a obra e sua aplicabilidade neste eixo:

***

DESCOBRINDO A VIDA FINANCEIRA

Este módulo abre com um texto trazendo o conceito de que “dinheiro não nasce em árvore”. A ideia é mostrar que o dinheiro vem do trabalho e não há mágica na vida. A criança tem que entender que os caminhos da vida são resultados de seus atos, e por isso a ideia da mesada é como um treino para lidar com o dinheiro. É fato que mesada não é uma prática de todas as famílias e usamos o exemplo como uma forma de gerar reflexão sobre a relação entre o dinheiro, a fonte dele no trabalho e a importância de saber administrá-lo (o professor pode utilizar outros exemplos além da mesada, adequando à realidade de sua escola).  Nossa intenção é mostrar que o dinheiro não é um bem à disposição apenas dos desejos da criança e sim um meio importante de sobrevivência.

Abaixo, o autor comenta sobre a obra e sua aplicabilidade neste eixo:

Faça aqui a avaliação deste livro e teste seus conhecimentos.

7 comentários em “4º ano do Ensino Fundamental

  1. Muito bom os videos e o material apresentado. Desde cedo a criança aprende valores que a tornará um adulto mais equilibrado e feliz em todos os aspectos de sua vida seja profissional, financeira, familiar, social. Na minha opinião buscar principalmente o equilíbrio e a paz interior através de escolhas mais acertadas, tornando-a um adulto mais seguro e feliz.

  2. Eu gostei do material didático do OPEE para a turma do 4º ano.
    Além de trabalhar a questão do empreendedorismo, o livro traz conceitos para o desenvolvimento do inteligência emocional que é pouco trabalhada na vida escolar dos alunos e no meu ponto de vista é de grande importância para as atuais e futuras relações pessoais e profissionais.
    Adorei o material!!

  3. Fiz todos os cursos da OPEE, ensino fundamental I e Ensino médio. E até agora não recebi meus certificados.
    Gostaria de saber como faço para adquiri-los.
    grata,
    Nilva

Deixe uma resposta