OPEE_Medio_2serie_capa_Page_1

2ª série do Ensino Médio

No segundo ano do Ensino Médio, o aluno não está ainda menos imaturo que no primeiro, mas ainda não está sob a mesma pressão para o vestibular como no terceiro. Para trabalhar essa questão, o foco do material neste ano é a escolha profissional e o autor começa apresentando como foi seu momento de escolha profissional e sua trajetória, visando fazer com que o aluno possa se identificar e perceber que todos têm dificuldades neste momento.

AUTOCONHECIMENTO

Em uma das atividades deste eixo, propõe-se trabalhar dois temas muito interessantes e interligados: sonho e projeto. A ideia é incentivar o aluno a não apenas sonhar, mas também realizar seus projetos tanto pessoais quanto profissionais. Pergunte a sala se alguém já realizou algum plano próprio. A ideia é mostrar como realizar um planejamento que você fez com muito carinho traz grande satisfação. Quando nos comprometemos, nos organizamos e nos motivamos, os projetos têm mais chances de sucesso. Por isso, na atividade, o aluno recebe dicas de como fazer um bom projeto.

Nas atividades seguintes, o autoconhecimento é relacionado a diversos outros assuntos para se alinhar com a escolha profissional.  Trabalha-se também a família, buscando saber a profissão dos parentes por meio da árvore genealógica. Em seguida, tudo isso relacionado à maturidade, que assim como a autoestima pode ser construída e melhorada sempre. Aprofundamos o tema e o relacionamos à construção do projeto de vida e, então, trabalhamos em conjunto com a vida emocional. O intuito aqui é ajudar o aluno  a se encontrar em seu mapa da vida, pensando em autoestima, felicidade, amor, estresse e qualidade de vida.

Abaixo, o autor comenta sobre a obra e sua aplicabilidade neste eixo:

***

ESCOLHA PROFISSIONAL

Este módulo é iniciado com uma apresentação mais aprofundada dos grupos profissionais em relação ao que é citado no livro do primeiro ano do Ensino Médio. O aluno ganha, aqui, um pouco mais de repertório para poder, então,  alinhar seus novos conhecimentos às suas afinidades, exercitando isso nas atividades do livro.

No exercício seguinte, o aluno recebe mais uma ferramenta para sua escolha profissional, que está relacionada aos critérios de escolha.  Para incrementar esse conhecimento, nós o incentivamos a fazer diversas pesquisas e conversar com pessoas que atuam na área que ele quer trilhar. Também orientamos sobre as formas de apurar as escolhas, baseadas na missão, visão e nos valores de cada profissão.

Abaixo, o autor comenta sobre a obra e sua aplicabilidade neste eixo:

***

MÉTODOS DE ESTUDO E PROCESSOS SELETIVOS

Neste ano, o tema central deste módulo é o estresse, uma realidade na vida do aluno de Ensino Médio e que tem diversos efeitos negativos em nossa saúde e na qualidade de vida em geral, e esse é o foco da atividade 34, por exemplo. A obra traz o conceito de estresse e mostra seus efeitos em nossa vida. A partir de então, auxiliamos o aluno dando dicas de como combater esse problema e focar, de forma tranquila, em seguir os planos de estudo e provas para conquistar o seu projeto de vida.

Abaixo, o autor comenta sobre a obra e sua aplicabilidade neste eixo:

***

MERCADO DE TRABALHO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Neste eixo, o estudante é apresentado às áreas de trabalho para, então, com um teste, descobrir o que ele deseja para seu projeto de vida. O aluno, assim, pode saber que espaço na sociedade e na economia ele quer e pode ocupar, fazendo a melhor escolha com propriedade, por ter conhecimento mais amplo sobre o assunto.

Na educação financeira, o tema trabalhado são os perigos do consumismo. Os jovens estão cada vez mais suscetíveis à propaganda e às investidas publicitárias, por isso, é importante conscientiza-los sobre a necessidade da escolha consciente e sustentável na hora da compra. Com maior complexidade que os outros anos, tratamos o tema para dar mais uma ferramenta de escolha para os alunos.

Abaixo, o autor comenta sobre a obra e sua aplicabilidade neste eixo:

Faça aqui a avaliação deste livro e teste seus conhecimentos.

Um comentário em “2ª série do Ensino Médio

  1. Gostei muito da capacitação, assisti a todos os vídeos. Penso que todos os educadores, independentemente de trabalharem com este material deveriam passar por capacitações como estas. O autor é fenomenal nas suas explanações, fala de maneira clara e objetiva e é muito carismático, toca em pontos importantes de como deveríamos conduzir as nossas vidas, pois o que realmente somos transparece em nossas ações dentro da sala de aula. Só tenho a agradecer por ter sido uma das professoras escolhidas para ser tutora do 2 ano do ensino médio, acho que este curso (metodologia OPEE) será de forte ajuda para os jovens em suas escolhas profissionais e um grande aprendizado de vida para eles e para mim também. Muito obrigada.

Deixe uma resposta