capa1

1º ano do Ensino Fundamental

O primeiro ano do Ensino Fundamental é um momento muito especial para o aluno. Nesta idade, alguns meses mais novo ou mais velho podem fazer muita diferença diante do grupo e é importante saber lidar com essa diversidade. O material OPEE trabalha, no livro deste ano, com base em três eixos: Descobrindo a si mesmo, Aprendendo sobre o trabalho e as profissões e Descobrindo a vida financeira.

DESCOBRINDO A SI MESMO

Já na primeira atividade, o livro ajuda a criança a se perceber como um ser único, entendendo os próprios gostos, interesses e particularidades. É uma forma de potencializar a autoestima e facilitar o entendimento do outro como um ser diferente e digno de respeito.

A empatia, a solidariedade e a compaixão são habilidades aprendidas, como já provou a neurociência. Então, a OPEE busca ajudar a treinar essas habilidades sociais. As rodas de conversa presentes nos livros são uma forma de trabalhar atividades neste sentido.

Apresentamos aos alunos neste ano a “turminha do Leo”, da qual fazem parte personagens diferentes tanto fisicamente como no que pensam, para que as crianças percebam a diversidade entre as pessoas e entendam que conviver bem é muito melhor do que conflitar e competir.

Numa época em que as famílias estão mais distantes, com pais mais afastados e excesso de tecnologias, aprender a olhar para o outro, notar o outro, se importar com o outro são habilidades de grande importância. Por isso, trabalhamos já neste livro os sentimentos. Estudos da neurociência mostram que quando se ensina cedo a criança a notar o sentimento dos outros, treina-se a compaixão, a solidariedade e o espírito de equipe.

Outro ponto muito importante que abordamos neste módulo são os valores, pois é a partir da presença ou ausência de valores que definimos nossas decisões -e boas escolhas são alicerçadas em valores bem definidos. Uma planilha de valores, com seu significado e aplicabilidade, está presente na obra, facilitando práticas tanto em sala de aula como em casa ou em qualquer instância da vida.

Abaixo, o autor comenta sobre a obra e sua aplicabilidade neste eixo:

 

***

APRENDENDO SOBRE O TRABALHO E AS PROFISSÕES

Uma pergunta muito comum que surge ao falar de profissões para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental é: mas não é cedo para ensinar escolha profissional? Nossa resposta é: não. E o motivo é que quanto mais cedo isso for trabalhado, menos difícil será a escolha da profissão ao final do Ensino Médio. E esse processo não se resume a falar só em carreira, mas no valor do trabalho, do servir ao outro, da importância do desenvolvimento de talentos e habilidades e na possibilidade de enxergar um ofício profissional como uma atividade que gere felicidade.

O módulo começa convidando os alunos a desvendarem profissões bem conhecidas. A ideia é despertar a curiosidade sobre quais as carreiras estão presentes em suas famílias, entre seus amigos etc. Também abordamos uma sensibilização sobre o que é trabalho e isso é muito importante, pois hoje em dia é bastante comum o trabalho ser relacionado apenas a estresse, cansaço e negatividade (e índices mundiais apontam que mais da metade dos trabalhadores não são felizes com seus trabalhos).

O livro aborda, ainda, os instrumentos, as roupas, as ambientações, a utilidade de cada trabalho e como que, trabalhando, nos realizamos. Trabalhamos a definição de profissões, com um primeiro contato com carreiras profissionais, suas especificidades e, principalmente, desmistificações, pois cada um tem o direito a ser quem é e fazer escolhas conforme seus sonhos.

Este módulo é finalizado focando um grande empreendedor brasileiro, que usamos como exemplo de quem desperta inspiração no mundo do trabalho com seu talento, habilidades, invenções.

Abaixo, o autor comenta sobre a obra e sua aplicabilidade neste eixo:

 

***

DESCOBRINDO A VIDA FINANCEIRA

Educação financeira se faz já no primeiro ano do Ensino Fundamental? Essa é uma pergunta muito comum entre pais e também educadores. E nossa resposta é: sim, desde que observado com muito cuidado o foco da educação financeira que propomos: a geração de senso crítico diante do consumismo e a formação de uma geração capaz de criar um mundo sustentável.

Observemos o mundo em que vivemos, em que a publicidade é, em grande parte, focada na criança (e pesquisas mundiais apontam que até 80% do consumo de uma casa é definida por ela). Reflitamos sobre essa realidade e chegaremos à conclusão que, sim, é importante haver educação financeira desde cedo, não para ensinar as crianças a acumular dinheiro, mas para “vaciná-las” contra o bombardeio publicitário, sabendo diferenciar desejo de necessidade, consumo de consumismo.

O módulo já começa com uma pergunta: o que o deixa feliz? A ideia é trabalhar a diferença entre o “ter” e o “ser”. Será que para ser feliz eu preciso sempre acumular bens consumíveis? A felicidade está apenas, por exemplo, nos brinquedos? Buscamos, desta forma, despertar a importância do “ser”. Ao longo deste eixo, a importância de poupar e não desperdiçar, a cooperação e a validação das coisas boas da vida são trabalhadas para gerar um aluno mais feliz e consciente de suas necessidades e seus sonhos.

 

Faça aqui a avaliação deste livro e teste seus conhecimentos. 

 

8 comentários em “1º ano do Ensino Fundamental

  1. Nas aulas de OPEE as crianças ficam bem atentas ,sempre comentamos sobre as vivências do cotidiano e todos fazem comentários do que gostam de fazer quando estão com sua família.

  2. Quero parabenizar a todos, da equipe da OPEE, pelo brilhante e encantador trabalho, que é transformar vidas, em meio ao mundo tão corrompido, de adultos com maldade, arrogância , corrupção e violência. Amo sua metodologia porque sempre me senti diferente, quando tratava meus alunos dessa maneira, agora me sinto aliviada, não estou sozinha. Esse é o verdadeiro projeto de Deus para a humanidade. Com essa metodologia que o nosso Colégio aderiu, houve muitas mudanças de comportamentos. Tanto quanto a socialização e coleguismo, quanto em pequenas atitudes como jogar o lixo no lugar correto, respeitar as opiniões dos amigos, cuidar dos seus pertences para durarem mais, aprender a poupar, economizar, etc.

  3. É o meu primeiro ano que estou trabalhando com o livro Empreendedor Mirim esta sendo muito satisfatório os conteúdos , as criança estão amando as aulas principalmente na hora da roda da conversa , percebo o interesse de cada uma na hora do falar. Estou no módulo 1 As atividades são maravilhosas de trabalhar , estamos confeccionando um bonequinho para ficar na sala junto conosco a cada final de semana ir visitar a casa de um aluno o nome dele é Leo foi deles que surgiu a ideia de construir o boneco e colocar o nome de Léo. Com o conteúdo do módulo 1 o com esse titulo somos diferente muitas crianças trouxeram para aula chupetas e mamadeiras dizendo que queria ser diferente e não ia mais chupar chupeta e nem tomar mamadeira . isso foi uma alegria para alguns pais que não estavam conseguindo tirar esses objetos . O bonito foi as atitudes deles trazerem para a sala os objetos . Assim foi um incentivos para os demais .

  4. os vídeos apresentados nos levam à uma reflexão clara e objetiva na nossa maneira de desenvolver a aprendizagem dentro de uma sala de aula. Nos levando a um patamar de conhecimentos amplos. Dando à essas essas criancas uma oportunidade excepcional de aprender.

  5. Assim como na atividade 6- percebemos o quanto que uma história infantil pode ajudar o educador a abordar temas importantes para o desenvolvimento de uma criança, mesmo que seja na educação inicial. Parabéns!

Deixe uma resposta