OPEE_MEDIO_1serie_capa_P1.indd

1ª série do Ensino Médio

A entrada no Ensino Médio é um momento crucial na vida dos alunos, pois fecha-se um ciclo e abre-se outro mais próximo de se responder à grande pergunta que se ouve desde a infância: “O que você vai ser quando crescer?”

Nesse momento da vida escolar, a diferença entre meninos e meninas fica bem mais evidente e é uma fase importante para se investir no desenvolvimento da maturidade. Nesse sentido, o livro já começa com um contrato de trabalho, cuja intenção é firmar com os alunos um compromisso diante do curso, para o qual há tanto a responsabilidade do docente quanto do discente.

O material tem 4 módulos e intensifica o foco na escolha profissional e no mercado de trabalho. Há atividades tanto para a sala de aula quanto para casa, visando potencializar a dedicação e a responsabilidade. Essa série de combinados auxilia na preparação de pessoas adultas, que tanto são respeitadas quanto respeitam os outros.

AUTOCONHECIMENTO

A adolescência é um momento em que podem ocorrer problemas com a autoestima e, neste módulo do livro, trabalhamos com textos relacionados ao tema. As leituras focam no que o adolescente pensa de si mesmo, pois, se ele se vê de forma inferiorizada, terá prejuízos em sua formação, além de sofrimento. Por isso, buscamos auxiliar o aluno a desenvolver pensamentos positivos sobre si. Muitas vezes, ele só consegue ver o que há de ruim, e podemos auxiliá-lo a ver o que há de positivo, motivando-o a ter atitudes melhores em relação a si mesmo e também em relação ao grupo em que está inserido.

Um dos pilares que usamos nesse sentido é o entendimento da teoria e prática das virtudes, um tema que já era trabalhado por Aristóteles há mais de dois mil anos. As virtudes são forças morais que nos aproximam da felicidade e é muito importante que possamos manter o foco nelas, relacionando-as a todas as áreas do conhecimenot. Neste módulo, os alunos são incentivados a ter atitudes positivas e, para isso, aprendem, por exemplo, sobre as 24 forças pessoais que nos levam às virtudes.

Abaixo, o autor comenta sobre a obra e sua aplicabilidade neste eixo:

***

ESCOLHA PROFISSIONAL

Iniciamos esse módulo passando uma mensagem muito importante aos alunos: “Eu sou dono do meu destino”. A ideia é mostrar que as escolhas para a construção de seus projetos de vida estão nas mãos deles. Claro que haverá dificuldades, mas é crucial que eles saibam que podem atingir seus objetivos, pois com atitudes empreendedoras poderão alcançá-los. Após trabalhar autoestima e felicidade, damos a eles as ferramentas para fazer escolhas em toda a vida.

Uma dessas ferramentas no sentido de atingir esse objetivo é o conhecimento das profissões. Por isso, neste ano, preparamos atividades para que os alunos consigam aprofundar sobre o que já sabem a respeito das opções profissionais que já começam a escolher ou a buscar.  Trabalhamos a desconstrução de mitos em busca das verdades acerca desta ou daquela profissão, pois um dos grandes problemas nesse momento são os estereótipos que maculam a escolha profissional. A OPEE ajuda o aluno a pensar de forma mais ampla quando se trata do mundo profissional, para que possa escolher com o máximo de repertório.

Abaixo, o autor comenta sobre a obra e sua aplicabilidade neste eixo:

***

MÉTODOS DE ESTUDO E PROCESSOS SELETIVOS

Começamos o módulo de preparação para processo seletivo auxiliando os estudantes a entender a ansiedade e as diversas formas de lidar com ela. Com toda a pressão que sofrem para conseguir se encontrar como seres individuais, corresponder às expectativas dos pais e às deles próprios e encarar o vestibular que está chegando, eles vivem um momento estressante no Ensino Médio. Por isso, nós os ajudamos a trabalhar a ansiedade utilizando todas as ferramentas de autoconhecimento, para que possam lidar melhor com esse momento.

Entre as várias técnicas de estudo e preparação psicológica, o aluno aprende sobre o uso do tempo e organização, ou seja, a disciplina necessária para o aproveitamento do que se aprende. Muitas vezes na complexa fase da adolescência, o aluno tem o costume de ver apenas o lado ruim diante de cronogramas e planejamentos. Cabe, então, ao professor mostrar a importância de se organizar e planejar o estudo e fazer um melhor uso do tempo e dos conteúdos. Se ele segue uma ordem, fazendo tudo o que deve,  pode não apenas aprender mais como também deixar um tempo reservado para a família, a diversão, os amigos, o namoro. É tempo de ser responsável para poder ter como recompensa esses bons momentos.

Abaixo, o autor comenta sobre a obra e sua aplicabilidade neste eixo:

***

MERCADO DE TRABALHO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA

O aluno ouve o tempo todo de que lhe falta maturidade. Por isso, a ideia da OPEE não é criticá-lo, mas sim auxiliá-lo a encontrar caminhos para desenvolver a maturidade, identificando atitudes que o ajudam a desenvolvê-la. A ideia é partir de possíveis situações para fazê-lo pensar sobre qual a melhor maneira de agir. Parte do trabalho é auxiliá-lo a encontrar aquilo que falta para que ele alcance essa maturidade e, então,  incentivá-lo em um período, uma semana ou um mês, encorajando-o a tomar atitudes para mudar esse defeito e transformá-lo em qualidade.

Ainda neste módulo, eles simulam a abertura de um negócio, aprendem como abrir uma empresa ou passar a disponibilizar um serviço à comunidade. A partir de informações, eles passam a refletir sobre as melhores formas de fazê-lo para desenvolver o olhar empreendedor.

Outro tema importante é relacionar emoção e dinheiro, a partir de um texto sobre economia comportamental, que explora a forma como somos manipulados pela propaganda e pelas lojas a consumir. A ideia é ajudar o aluno a compreender as táticas do mercado e incentivá-lo a pensar e não ver de forma automática na hora de comprar. Com a necessidade de ter o que todos tem, os adolescentes são alvos fáceis da propaganda, por isso ensinamos ao aluno estratégias sobre como ter um consumo inteligente e não se deixar levar pelo consumo compulsivo.

Abaixo, o autor comenta sobre a obra e sua aplicabilidade neste eixo:

Clique aqui para fazer a avaliação e testar seus conhecimentos

Deixe uma resposta